quinta-feira, abril 06, 2006

Hey Update City Musical Zen!

Mais interessante do que os elogios feitos pelo Hey City Zen (mas não assim tão desinteressantes para o ego conseguir deixar passar – ah!) é a abordagem diferente da análise que o Luís faz do Until the End of the World, ou UTEOTW - para os cromos.

Nunca tinha pensado nesta perspectiva, mas esse é um dos aspectos que fazem do Achtung Baby um grande álbum – as imensas “camadas” das letras, e da própria música, que se encontram.

Há quem veja referências ao sexo oral em todas as faixas, por exemplo. Há quem diga que é um álbum conceptual que conta uma história do princípio ao fim: um homem sai de casa ready for what’s next e volta angustiado a pensar que Love is Blindness. Enfim, talvez outros posts sobre isto quando estiver menos cansado.

Ainda sobre a religiosidade do Bono, concordo quando o Hey-City-Zen diz que a fase mais interessante é a do Achtung. Mas uma das melhores canções exorcizadoras do B-man é, sem dúvida, o Mofo.

Looking for to save my save my soul
Looking in the places where no flowers grow
Looking for to fill that God shaped hole
Mother... mother sucking rock and roll

Mesmo encaixada na confusão que é o POP, e tematicamente perto de faixas mais sem sal como o If God Will Send Is Angels; combina o tema da perda da mãe na adolescência (marcante e recorrente em toda a Bonopus) com aquela angústia so 90's que procura a espiritualidade e o sentido de existência no meio de tanto splash, flash e trash.

Holy dunc, spacejunk coming in for the splash
White dopes on punk staring into the flash
Looking for the baby Jesus under the trash

Isto naquele ambiente sonoro do POP, que cheira a dance music mas é um dos momentos mais heavy rock dos U2 e, neste caso, uma das letras mais pessoais do Bono.

Looking for a sound that's going to drown out the world
Looking for the father of my two little girls

A versão ao vivo, na minha opinião, ganha bastante à de estúdio. Está menos tensa e consegue reverberar para atingir todo potencial que já prometia no disco. O facto de acrescentar os arrepiantes versos “Move me a mountain, move me a mountain” no fim, também fala por si.

Soothe me sister
Move me brother
Soothe me sister
Move me brother
Move me a mountain

Move me a mountain
Move me a mountain
Move me a mountain...

Agora a tocar ali ao lado, directamente do México 97'.
Nedstat Basic - Free web site statistics
Personal homepage website counter