domingo, setembro 23, 2007

NGSM



1. chamon

the joining of the words "come" and "on", popularized by the great Michael Jackson. An early example appears in the song "BAD", from the album, "BAD"; "cha'mon, get on me..."

in Urban Dictionary

terça-feira, setembro 18, 2007

Por falar em IKEA

O IKEA, que ainda não percebi se se pronuncia Iqueia, I-quê-à ou Áikia, é a prova que o fascismo espreita no extremo de qualquer democracia. O conceito da mobília, decoração e design a preços acessíveis e democráticos rapidamente dá lugar a uma sociedade opressora povoada por hordas de gente pouco agradável com quem, em condições normais, não seríamos obrigados a partilhar o mesmo tecto.

Atendidos por um punhado de funcionários burocratas e pouco prestáveis, que não podem fazer qualquer tipo de esforço físico (dizem-nos apenas se o artigo está esgotado ou há em self-service), somos obrigados a decorar referências sem sentido numa língua estranha, a escolher o tipo de puxadores que queremos para as portas de um armário ou a ter de optar entre chapa de bétula e imitação de carvalho para o Stïrrrrklklsadasdlkkup (que acabaremos por descobir que está esgotado).

Cheguei a esta conclusão em conjunto com a minha mãe que, na cantina do sítio, sumarizou toda esta questão com esta tirada genial: "Se fossemos conquistados por um país opressor e tirânico o meu pior pesadelo seria uma existência diária deste tipo. Horas e horas de sofrimento em filas e locais de passagem estreitos cheios de pessoas com mau aspecto, ter de andar por armazéns a acartar volumes e no fim montar a nossa própria cama. Todos os dias. Preferia que me dessem um tiro na cabeça."

segunda-feira, setembro 17, 2007

Tenho vários posts em draft, mas hoje era sobre isto que me apetecia falar, até porque amanhã tenho de ir ao IKEA (Slow Show - The National) ♪

Sigo sempre com interesse as referências musicais do Estado Civil que, embora às vezes me passem ao lado, em termos melódicos, garantem quase sempre uma melancolia auto-depreciativa letrada e romântica que vale a pena investigar.

Boxer, dos The National, acaba por se tornar um dos meus álbuns preferidos de 2007. Mesmo que não tenha vocação para
sofrer como animal num espeto, talvez por não ser um geniozinho e por outras razões hormonais, gosto dos tormentos barítonos de Matt Berninger com a vida e os amores. Gosto também das guitarras, dos arranjos e, sobretudo, das mulheres do álbum. Boxer só acaba por não ser consistente na intensidade, mesmo que o seja na qualidade, mas há limites para o que um homem deve aguentar.

Slow Show, como a grande maioria das músicas do álbum, pode ter várias leituras. Uma delas, decerto a mais superficial, é sobre alguém cansado da estupidez em geral e em particular. Há ainda algo sobre as dificuldades de comunicação com os outros e com aqueles que amamos, e também sobre uma relação que é simultaneamente uma ligação intíma com alguém e algo que nos liga ao mundo. Assim como o medo de perder a tal ligação e o quão assustador pode ser estarmos presos (por um fio?) a esta.

Gosto desta questão da relação / ligação, e vou continuar a gostar mesmo que alguém me prove não tenha nada a ver com esta música.

Já agora, os versos que dizem You know I dreamed about you / for twenty-nine years before I saw you poderiam muito bem ser a melhor parte da canção, não fosse o infortúnio de:

a) eu ainda não ter 29 anos
b) haver estes:

I wanna hurry home to you / put on a slow, dumb show for you / and crack you up / so you can put a blue ribbon on my brain / god I’m very, very frightened / I’ll overdo it

A versão que toca aí ao lado foi gravada nas White Sessions.

sábado, setembro 01, 2007

God bless all the late night girls

How many lies I tell without my tongue
Get twisted into memories 'till i believe in some
And I toy with you
And you toy with me
Can you stop it please

God bless all the late night girls, and they're coming out to play
And I've been stranded in the doorstep for every night and day
Oh and we want it more how settled when they smile
how can anybody feel bad
it makes me tired and I want to go to bed

These girls are better off in my head
These girls are better off in my head
These girls are better off in my head
These girls

(These Girls, Ryan Adams)
Nedstat Basic - Free web site statistics
Personal homepage website counter