quarta-feira, fevereiro 06, 2008

B****, Fucking, S**********.

Ao longo destes 28 anos e meio de vida, já várias questões me têm vindo a atormentar a existência. Questões às quais dedico tempo e disponibilidade mental, muitas vezes com resultados infrutíferos. Questões como "para cozer um ovo devo pô-lo só dentro da panela quando a água está a ferver, ou logo desde o início?"

Mas há questões mais importantes. Questões ainda mais merecedoras de profunda cogitação. Como uma questão com que me tenho debatido recentemente:

- Se o mundo estivesse sob ameaça de um Mal terrível, qual o artista/grupo musical que poderia salvar a Humanidade?

Antes de revelar a resposta, um pouco de contextualização. Falamos de um Mal com "M" grande. Um daqueles males épicos. Não um mal que nos incomoda, como deixarem entrar pessoas que dizem “o estado!” no Lux, ou um mal lixado, como o conflito no Sudão.

Este é um mal de proporções apocalípticas, é um Mal fodido. Como se, por exemplo, se abrissem os portões do Inferno e todas as bestas demoníacas fossem libertadas sobre a Terra, querendo subjugar a Humanidade a uma eternidade de sofrimento eterno. Ou então (para quem não é religioso) como se a Terra estivesse ameaçada por uma ameaça galáctica, uma raça de seres que só conhecessem a mais pura maldade e tivessem naves espaciais com enormes canhões de destruição maciça. Ou ainda (para quem tem pouca imaginação mas conhece o sistema de transportes públicos português) canalhas imensas de gente feia e malcriada que nos incomoda apenas por ser gente feia e malcriada a vaguear por todo o lado. Falamos de um Mal assim.

A questão não é ligeira. Muitos de vocês, imagino, nem nunca sequer pensaram nisto; embora me ultrapassem as razões dessa limitação.

Em momentos de grande perigo sabemos que as pessoas se voltarão invariavelmente para um herói. Ao longo da História esses heróis terão sido grandes figuras religiosas, militares, políticas e, raramente, femininas. Parece-me claro que um herói para enfrentar um Mal inominável nos tempos que correm teria de ser alguém ligado ao mundo da música – a única forma de expressão artística que continua a provocar o êxtase nas multidões, e a criar disposição e abertura sexual nas pessoas.

Os militares passaram a usar uniformes maçadores, os políticos (embora úteis) servem apenas para mostrar que vivemos numa sociedade que valoriza a imbecilidade, e as figuras religiosas são, por norma, pessoas que escolhem o celibato – e hoje já temos tecnologia que nos permite saber que por trás de cada celibatário se esconde um bloguista profícuo ou um pederasta em potencial, nunca um herói.

Mas, voltando à questão:

- Se o mundo estivesse sob ameaça de um Mal inominável, que artista/grupo musical poderia salvar a Humanidade?

Não, não é o Bono. O Bono, embora tenha boa vontade, perderia muito tempo a constituir uma fundação contra o Mal inominável e faria discursos maçadores quando chegasse o momento crucial. Também não seria o Marvin Gaye, porque não era parvo e, infelizmente, está morto.

Não. Para salvar a Humanidade precisaríamos de alguém que fosse simultaneamente um duro e uma pessoa com sensibilidade. Alguém com que o homem comum se pudesse identificar, mas que fosse capaz de inspirar respeito a todas as classes, todos os credos. Alguém que não tivesse medo de ser um símbolo das gentes e uma voz crítica das atitudes menos boas. Alguém que tenha um ar incansável mas que é capaz de parar para beber uma cerveja. Alguém que tenha ar de que se preocupa com que a mulher tenha orgasmos mas nos convença que nos viraria com um murro no queixo. Alguém que coma carne.

Esse artista/banda musical que lideraria a luta contra o Mal inominável e salvaria toda a Humanidade, só poderia ser:




Bruce - fucking - Springsteen.

E desafio qualquer um a provar que estou enganado.
Nedstat Basic - Free web site statistics
Personal homepage website counter