quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Achtung, Jose! (v.1.2)


Entre rasgar camisolas e levar um pontapé no rabo, torna-se evidente que o Mourinho continua sem saber perder. Não se pede que ele goste de perder, ninguém deve gostar de perder, nem para miúdas giras (nobody loves a loser). Mas quem faz questão de ir diariamente alimentando uma imagem de "oh look at me I'm so special", mestre suntzuniano do jogo físico-psicológico, indomável cruzado do entendimento da metafísica do futebol; para quando perde comportar-se como um puto de 8 anos, que chora com uns calduços e uma fotografia da Samantha Fox, é rísivel. Mesmo quando se é genial, ou se faz por parecer. Na implacável imprensa inglesa já se especula se o Special Jose vai dar uma de Keevin Keegan. Na imprensa espanhola já se desmistificou o mito Mourinho. Se não tanto pelo resultado, que nem é muito desfavorável ao Chelsea, mais pelo comportamento descabido do treinador português.

Porque sim, nós gostamos do Mourinho. Nós até achamos que ele é mesmo especial. Especialmente idiota por vezes, mas em geral um treinador do caralho.

Aqui em Londres o Jose, perdão, o Chelsea, tem uma multidão de fãs portugueses. Há duas coisas particularmente apelativas no Mourinho. A primeira é que o homem percebe mesmo de futebol, e percebe de futebol de uma maneira científico-moderna que mesmo para leigos como eu é uma rajada de vento gelado dos pólos. A segunda é a uber-confiança do bicho. A antítese da "humildade" (sem dúvida um dos adjectivos que eu mais gostaria de ver arder numa bela fogueira de dois metros) portuguesinha; de saber o seu lugar no mundo, de reconhecer a inferioridade por razões estruturais ou não sei quê. Mourinho é um português com uma atitude, que não se intimida com Fergusons, Wengers e companhias. Um exemplo. Pena é que, no meio dessa negação da mesquinhez enfezada que tantos espécimes atinge, tenha havido uma transladação dessa característica para a deselegância com que se lida com a derrota. Mais do que deselegância, é quase uma patologia, e eventualmente poderá custar caro ao manager do Chelsea, e a qualquer clube que o contrate.

Por isso esperamos que o Jose se deixe de merdas, ganhe a final da taça Carling este fim-de-semana e dê a volta ao Barcelona daqui a três semanas.
Nedstat Basic - Free web site statistics
Personal homepage website counter