terça-feira, agosto 08, 2006

They say the backseat onanists shall inherit the Earth

«o futuro da “Geração Morangos” é bem palpável: anos, ou décadas, de fracasso, mediocridade e solidão. A propósito, ler com atenção a reportagem escrita por Maria Filomena Mónica na revista Atlântico deste mês.» Profetiza e aconselha o Palimpsesto.

Portanto vamos ler com atenção a revista Altântico deste mês (que parece compensar a perpétua esquizofrenia do tipo de letra da capa com uns enormes morangões), e depois de tentar perceber a lógica dos argumentos(?) de Maria Filomena Mónica, concluir que o futuro pertence aos masturbadores de banco de autocarro e às crianças que dialogam com os pais - duas características identificadas por MFM como fazendo parte da "Geração Morangos". Posto isto, o "retorno à barbárie" que conclui o texto soa a eufemismo.

É o horror. O horror disparado por balas mágicas em forma de morango, e que atinge pobres crianças que vão pensar que a vida tem cor de tutti-frutti e que um anão de óculos teria hipóteses de namorar com uma boazona liceal.

Depois há a questão que se debate no BLOGUE - Revista Atlântico, relativa à aposta do director da revista, Paulo Pinto Mascarenhas, de "transformar MFM na articulista flagship da revista"(no blogue Small Brother).

Há aqui dois pontos distintos: fazer uma capa com o título - Morangos Com Veneno - conheça os perigos da telenovela da TVI... - foi decididamente uma boa aposta, a julgar pela quantidade de pessoas que me pediram para ler a revista; agora, apresentar MFM como um "daqueles autores que não deixa ninguém indiferente: ou se ama, ou se odeia" (como diz PPM), é ir um bocado longe demais.

Às figuras que se extremam em parâmetros relacionais públicos como Amor ou Ódio, sejam autores ou não, do género Vasco Graça Moura, Vasco Pulido Valente, Ratzinger, José Mourinho ou Har Mar Superstar; reconhecem-se sempre talentos ou qualidades que se desviam de algum modo daquilo que é padrão ou mediania da inteligentsia socio-cultural. Não me parece que Maria Filomena Mónica se enquadre nessa categoria. Nem Jack Johnson.
Nedstat Basic - Free web site statistics
Personal homepage website counter