domingo, junho 10, 2007

Uma Canção Pop Mais Que Perfeita: Young Folks - Peter Bjorn and John (feat. Victoria Bergsman) ♪

Young Folks de Peter Bjorn and John (feat. Victoria Bergsman) pode não ser uma grande canção. É provável que não se torne num clássico e ainda menos provável que passe na RFM daqui a dez anos. Mas não deixa de ser uma Canção Pop Mais Que Perfeita, como irei explicar por pontos:

  • Peter Bjorn and John (feat. Victoria Bergsman) são suecos. Os suecos são conhecidos por não saberem fazer má música pop, sendo que os Ace of Base não são excepção a esta regra.

  • Gosto muito de suecos, embora ache que nunca tenha conhecido nenhum sueco. E se é mentira que a Suécia tem das taxas de suícidio mais elevadas no mundo, já não é mentira que os suecos não são todos boas pessoas. Acho que a Suécia seria um bom país para um romântico frio e racional como eu, e eu também seria bom para um país como a Suécia.

  • O assobio. Assobiar, embora possa ser considerado má educação, é assumir a despreocupação, negar o rídiculo e abraçar a melodia. Esta é uma das essências da música pop. Mesmo que pareçamos uns idiotas com os lábios em forma de botão.

  • O modo como o assobio e o baixo se colam. É a melhor combinação de baixo e assobio na música pop todos os tempos.

  • A percussão. Depois de anos e anos em que uns charros, um djambé e uma camisola mexicana, faziam de qualquer barbudo um artista de rua, é reconfortante ouvir alguém tocar um bongo com um propósito sublime na vida. E a música pop é sublime, fumar charros é uma distracção.

  • A letra da música ser sobre alguém que só quer falar com alguém. Chego a uma altura na vida em que, parece-me, já ninguém fala com ninguém. As pessoas dizem piadas, flirtam, mentem, discutem, argumentam, manipulam, elogiam, expõem, gabam, partilham, revelam, indiciam, convencem, dizem merda; mas não falam.

  • Young Folks não tem uma bridge. É preciso ter coragem para fazer uma música pop sem ponte, ou então é simplesmente pouca inspiração, de qualquer modo, não se dá pela falta.

  • Victoria Bergsman. A ex-vocalista dos Concrettes entra pela música como quem entrou sem querer num estúdio e decidiu começar a cantar. Por um lado, não acrescenta nada de relevante à canção, já que a grande força do tema reside na melodia, por outro lado, passados três segundos já não imaginamos que a vida é possível sem Victoria Bergsman.

  • Hoje descobri que a música é usada num anúncio da Optimus. Não fiquei melindrado, nem com a operadora, a banda ou a editora, como seria de esperar de alguém com pretensões de conhecedor musical. Primeiro, porque não sou nenhum conhecedor musical, sou apenas um apreciador. Segundo, porque a Optimus é reconhecida por ter sempre boa música nos seus anúncios, mesmo que não tenha assinantes.
Nedstat Basic - Free web site statistics
Personal homepage website counter